Publicada em: 15/12/2017 - 15:50, por ib22 Arquitetos

A A A

Onde estão as fachadas de Passo Fundo?

O excesso de painéis publicitários nas ruas, escondem fachadas, janelas, paredes; em definitiva: a Arquitetura da cidade, privando de iluminação e ventilação no interior e de bonitas visuais no exterior, degradando e deteriorando o conjunto das fachadas pela humidade.

Chega já de tanta publicidade e poluição visual!

#QueremosCidadesBonitas

A ib22 propoe uma nova normativa municipal para a retirada dos mais de 50 km lineares de painéis publicitários nas ruas e a reutilização dos mais de 1.000 Tn de estruturas metálicas de suporte dos painéis, para construir um novo desafio: a Torre da Cultura.

A Torre da Cultura é um projeto desenhado por ib22 Arquitetos para promover a cultura que tanto faz falta na cidade. Um Anti-shopping: O número excessivo de shoppings na região faz que todas as atividades dos cidadõas se concentrem lá.

Quem falou que o Brasil é um pais comunista? É mais consumista e capitalista que a Europa.

O projeto da Torre da Cultura quer promover a Cultura, Educação, Inovação, Sustentabilidade e Saúde, através de atividades e trocas de produtos e de conhecimento, sem a utilização de moedas nem cartões. Um sistema cíclico e retro-alimentado. Eu dou, eu recebo.

A Torre da Cultura é composta por 4 torres (ou entradas) de 36 m de altura e 4 vigas de 82 m de cumprimento e 48 m de vão, construida através da reutilização das estruturas publicitárias. Os mais de 10.000 m2 de superfície estarão abertos às diferentes atividades através de ”caixas de ação”, containers metálicos reutilizados. No interior deles se realizarão atividades focadas em criar, inovar, evoluir, educar, reciclar, culturalizar, compartilhar, meditar, melhorar a saúde e o meio ambiente, ser mais sustentáveis e minimalistas, e ser conscientes do nosso corpo.

A cobertura estará dedicada ao esporte e atividades de lazer. As fachadas e pavimentos serão construidos com madeira de reutilização, filtrando a luz natural e criando diferentes efeitos de sombras no interior.

A ib22, através deste projeto, quer transmitir uma mensagem de alerta, porém optimista, aos cidadãos. Está nas nossas mãos criar cidades com mais espaços culturais e menos shoppings, criar avenidas mais limpas e bonitas, com menos poluição visual (e também acústica). Em definitiva, criar cidades para as pessoas, e não para os carros e as máquinas.

Se todos acreditamos, a mudança está mais perto.

#TorreDaCulturaPassoFundo

Mais informação: www.ib22.net

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Aqui, empresas e projetos ganham espaço

© 2018 Revista ED. Todos os direitos reservados - Parceria Sistemas.

Ou entre em contato pelo telefone: (54) 3045-6520