Publicada em: 16/03/2016 - 10:27, por Revista ESPAÇODESIGN

A A A

Homenagem: Maria Lucina Busato Bueno

As artes plásticas são manifestações do ser humano que refletem, com recusros, plásticos, o produto de sua imaginação ou da sua visão da realidade. Em outras palavras, as artes plásticas materializam em representação da realidade ou uma visão imaginária. O processo de criação, muito particular de cada profissional, contempla a procura de materiais e técnicas que permitam ao artista que a sua intenção seja fielmente refletida na sua obra. Este ramo artístico abrange trabalhos das áreas da pintura, da escultura, da arquitetura, entre outras.

Trazemos nossa homenagem a MARIA LUCINA BUSATO BUENO, artista singular, pelo seu trabalho e pelo seu atuante talento, que comemora 40 anos de arte.

Pintora, desenhista, pesquisadora, arte-educadora, é natural de Casca (06/05/1937), Rio Grande do Sul. Foi professora do magistério estadual. Possui Pós-Graduação e Especialização em Arte e também Teoria de Métodos pela Universidade de Passo Fundo, RS. Atuou igualmente como docente de pintura, Titulariii, por 27 anos no curso de Educação Artística, Artes Plásticas e Visuais na Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo, vive e trabalha em Passo Fundo, RS.

Além do uso dos materiais tradicionais de pintura em suas obras, destacam-se as tintas naturais, fruto de pesquisa de muitos anos. Suas obras tem como referência a Figura Humana e a Natureza. É detentora de inúmeras premiações como Troféu Vasco Prado por 30 anos de arte. Medaglia Argenta - XX Elezione "Troféu Meduza Aurea", Prêmio em Pintura e 1° Prêmio em Desenho- VI Poematur - em Porto Alegre (1988), apenas para citar algumas premiações
como fatos marcantes de sua excelente atuação.

Seus méritos individuais são de alta significação, a saber: Percurso Poético das Cores, 40 anos de Arte (2015), no MAVRS; Cores de Maria Lucina: Paisagens (SESC); Cores que vem da Natureza, resultado da pesquisa FACUPF. Do real ao Imaginário (Centro Administrativo da UPF); da Natureza à Figura Humana (2010); e outras múltiplas criações de raro valor e retrato de sua incansável busca.

Fez também parte em coletivas internacionais: 20° Coletiva Internacional Miniarte Exchange (2014), em Porto Alegre; 13° Intercâmbio Internacional - Miniarte - Faces - Canadá (2011); 2° Coletiva Internacional Miniarte - Austrália (2004) e Academia Internacional D'Arte Moderna - Itália (1991). Tudo isso certamente ilustra sua vasta cultura artística.

Inúmeras são suas participações nacionais em diversas capitais brasileiras, e, sobretudo, no Rio Grande do Sul, como no 5° Salão da Arte Contemporânea em Pelotas, RS; III Exposição Latino Americana de Artes Plásticas de Santa Maria (1992), por exemplo.

Não podemos olvidar suas principais coletivas locais em sua terra natal. Por isso, lembramos com muito júbilo sua notável presença de artista no município de Passo Fundo. Assim vejamos: 2014- Mulheres Artistas- UPF; A Intendência Municipal (MAVRS), fatos que refletem a marca de sua alma de cores e obras.

Fazemos, ainda breve referência a seus projetos de arte em acervos, no ensino superior, médio e fundamental, a par de ilustração em capas e revistas de autores de Passo Fundo.

Sentimo-nos honrados em participar de sua linda história, aqui, de público. Rendemos nossa homenagem pelos ricos e belos40 anos de arte.

Parabéns!

Texto por Ricardo J. Stolfo.
Redator da ESPAÇODESIGN.
Membro da Academia Passo-fundense de Letras.

Palavras-chave:

Maria Lucina Busato Bueno

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Aqui, empresas e projetos ganham espaço

© 2017 Revista ED. Todos os direitos reservados - Parceria Sistemas.

Ou entre em contato pelo telefone: (54) 3045-6520