Publicada em: 21/03/2016 - 08:17, por Mardoqueo Gomes

A A A

A importância da Inspessão Predial

Le Corbusier, o grande marco da expressão do modernismo na arquitetura, trouxe o conceito de ser a casa “uma máquina de morar”.

Pensando assim, quando deixamos de abastecer o motor de uma máquina com adequada energia, ela para. Um edifício não é apenas uma mercadoria, um objeto acabado. É também uma realização social, uma relação afetiva entre o usuário e o espaço construído.

Além disto, as construções hoje têm alto valor econômico, se constitui em um dos maiores patrimônios de qualquer pessoa ou empresa, em geral com elevado valor de uso e de troca, desde que mantido em boas condições. É comum que o planejamento de manutenção de um edifício seja lembrado somente quando começam a surgir os problemas, tornando a medida corretiva mais difícil e custosa.

A partir de 18 de abril de 2014, A responsabilidade dos Síndicos aumentou, entrou em vigor a NBR 16.280 que trata da Gestão de Reformas em Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e define requisitos para controle de projetos, execução e segurança em obras de reforma, devendo ser atendida por gestores, administradores, síndicos e proprietários de imóveis, executados em partes comuns ou privativas das edificações; toda reforma ou benfeitoria em um imóvel precisará ser submetida à análise de um ESPECIALISTA.

O Responsável pela edificação deve analisar o plano de reforma apresentado pelo interessado e dar o retorno através de uma RESPOSTA TÉCNICA ESPECIALIZADA, a fim de autorizar, com ou sem ressalvas, ou proibir a reforma caso entenda que ela irá colocar em risco a edificação.

A ABNT, apesar de ser uma sociedade civil, é a entidade reconhecida como competente, para enunciar as Normas Técnicas e as suas normas constituem-se referência e exigência em algumas Normas Jurídicas, tais como a Lei n° 8.078, de Proteção e Defesa do Consumidor, e a Lei n° 4.150, que regulamenta as obras públicas.

Prestamos serviço especializado na área de INSPEÇÃO PREDIAL, ferramenta que propicia esta avaliação sistêmica da edificação. A Inspeção é feita por profissionais habilitados e devidamente preparados, onde são classificadas as não conformidades constatadas na edificação quanto a sua origem, grau de risco e indicamos as orientações técnicas necessárias à melhoria da Manutenção dos Sistemas e Elementos Construtivos. O resultado dessa Inspeção é apresentado no Laudo de Inspeção Predial, um documento que ordena todos os problemas que necessitam de intervenções urgentes ou não, e orienta, de forma estratégica, o Plano de Manutenção Predial, Com relação à normalização relativa ao assunto, dispõe-se, de forma geral, das normas NBR 14037 (Manual de operação, uso e manutenção das edificações – conteúdo e recomendações para elaboração e apresentação) e NBR 5674 (Manutenção de Edifícios).

Colaboração:
Mardoqueo Gomes
Arquiteto e Engenheiro de Segurança

Tel. (54) 99871025
mardoqueogomes@gmail.com 

Palavras-chave:

inspeção

predial

segurança

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Aqui, empresas e projetos ganham espaço

© 2017 Revista ED. Todos os direitos reservados - Parceria Sistemas.

Ou entre em contato pelo telefone: (54) 3045-6520