Publicada em: 21/03/2016 - 08:21, por IMED

A A A

Estruturas de aço na construção civil

Ainda pouco utilizadas no Brasil estruturas se apresentam como uma alternativa rápida na construção.

As estruturas de aço são elementos comumente utilizados em concreto armado substituídos por elementos pré-fabricados em aço, mudando totalmente o conceito de canteiro de obras, pois as peças chegam prontas havendo apenas a necessidade de encaixar e parafusar.

Quem explica este conceito é o professor da Escola de Engenharia Civil da IMED, Me. Gilnei Artur Drehmer. “Em termos de solução é mais antigo que o concreto armado, sendo que surgiu muito antes e as primeiras estruturas foram feitas com ferro fundido e com características semelhantes às estruturas de madeira. Hoje não se usa mais o ferro como elemento estrutural e, sim, o aço que é uma liga com diversas propriedades favoráveis ao uso na construção dos mais diversos tipos de estruturas”.

Essa é uma parte da industrialização da construção civil muito comum em países industrializados, como, por exemplo, na Inglaterra onde em 1779 foi construída a Ponte Ironbridge que existe ainda hoje.

Sobre a utilização das estruturas de aço no Brasil o professor destaca que ainda é bastante restrito a obras industriais e comerciais, sendo que o uso em edificações de vários pavimentos para fins residenciais são menos comuns. “Isso provavelmente vem de uma interpretação errada de que é mais cara em relação ao concreto armado. Outro fator do pouco uso é a falta de conhecimento técnico por parte dos arquitetos e engenheiros, sendo que nisso temos um papel principal que é difundir e mostrar como se trabalha com essa solução”.

Em Passo Fundo as estruturas em aço estão sendo utilizadas na obra de ampliação do Auditório do Colégio Notre Dame. O projeto arquitetônico é do professor Eng. Luis Gustavo Laval, que levou em consideração alguns fatores para a escolha do material: pouco tempo disponível para executar a obra; espaço reduzido do canteiro de obras; dificuldade de acesso à obra por ser uma rua movimentada; interface com a estrutura existente, necessitando reduzir as cargas atuantes nelas e grandes vãos de vigas, sendo que praticamente inviabiliza o uso de estruturas de concreto armado.

O professor Gilnei ressalta ainda que “esta é a primeira obra dessas dimensões e características a ser feita na região de Passo Fundo, representando um marco importante para a nossa região. Além da escolha pela estrutura de aço, todo o sistema de paredes será feito com sistema industrializado, cuja solução também é novidade na nossa região”, finaliza.

Texto: Assessoria de Imprensa e Comunicação da IMED
Fotos: Comunica ND
Passo Fundo/RS

Palavras-chave:

aço

estrutura

Aqui, empresas e projetos ganham espaço

© 2017 Revista ED. Todos os direitos reservados - Parceria Sistemas.

Ou entre em contato pelo telefone: (54) 3045-6520