Publicada em: 21/03/2016 - 08:55, por Revista ESPAÇODESIGN

A A A

Caminhar é preciso!

Ela é subestimada por ser fácil, prática e não exigir muito do físico, mas ela contribui e muito para a manutenção da saúde, inclusive para auxiliar na saúde cerebral. A ação de caminhar se mostra aparentemente tão fácil, simples, tranquila e até mesmo rápida, que parece não exercer nenhum ou pouquíssimos benefícios à saúde. Mas, ao contrário do que se imagina, a caminhada é um excelente exercício físico e promove diversas melhorias ao corpo e a mente. 

Por mais incrível que pareça, o simples fato de se movimentar já traz benefícios significativos para a saúde. Dedicar apenas 15 minutos por dia a alguma atividade física por mais singela que ela pareça ser à princípio, pode garantir em média, três anos a mais de vida com saúde de qualidade. Essa afirmação partiu de um estudo realizado em Taiwan, em que foram analisadas 400 mil pessoas de diversificadas faixas etárias no período de oito anos. 

Adotar a prática da caminhada pelo período mínimo de 30 minutos como um exercício físico rotineiro, pode ocasionar a diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL - aumenta o risco de doenças cardiovasculares) e elevar significativamente o colesterol bom (HDL - reduz o armazenamento de gordura no interior das artérias e diminui o risco de doenças cardiovasculares). A atividade de caminhar também está relacionada a redução do risco da incidência de hipertensão, diabetes e doença coronária. 

Além disso, a caminhada pode trazer outros adicionais à saúde, em especial a saúde cerebral. A prática está associada ao combate da ansiedade e da depressão. Ela contribui para uma melhor oxigenação do cérebro, isto se deve ao fato da atividade ser aeróbica.

Caso haja uma regularidade na prática da caminhada, é possível também a melhora da sensação do bem estar, pois o cérebro tenderá a liberar uma quantidade maior de endorfina - neuro-hormônio que possui potente capacidade analgésica - que estimula as sensações de bem estar, melhor humor, conforto e alegria. 

Assim como as demais atividades físicas, a ação de caminhar deve se iniciar gradualmente, sem muitos exageros. Comece devagar, esteja sempre acompanhado de uma garrafinha de água, vista-se com uma roupa confortável, utilize um calçado adequado para exercícios físicos e escolha um horário em que o sol não esteja forte.

Após a caminhada se hidrate e alongue-se por alguns instantes. Se você possui alguma restrição a exercícios físicos moderados, antes de praticar a caminhada faça uma avaliação médica. Tomadas todas as precauções e medidas para a manutenção da sua saúde, comece a praticar esta singela, mas eficaz atividade que promove inúmeros benefícios.

Palavras-chave:

saúde

Aqui, empresas e projetos ganham espaço

© 2017 Revista ED. Todos os direitos reservados - Parceria Sistemas.

Ou entre em contato pelo telefone: (54) 3045-6520