Publicada em: 10/11/2015 - 17:00, por Revista ESPAÇODESIGN

A A A

Tinta orgânica que gera energia elétrica

Tinta orgânica que gera energia elétrica a partir da solar será produzida no Brasil ainda em 2015.

Você sabe o que é OPV? A sigla em inglês para painéis fotovoltaicos orgânicos é o equivalente a uma tira de plástico na qual é impressa uma espécie de tinta capaz de produzir energia elétrica a partir da solar. Você não leu errado, é isso mesmo: tinta que produz energia elétrica.

Para ser compreensível a importância dessa tecnologia, ao contrário das células de silício, estas tiras orgânicas são produzidas de polímeros e plásticos, leves, flexíveis e transparentes. A energia produzida por elas é limpa e capaz de alimentar smartphones, computadores, redes sem fio, além de uma gama de componentes eletrônicos de automóveis. Além disso, podem ser instaladas em lugares tão diversos como uma mochila, vidros de carros e fachadas de prédios.

Até aqui nenhuma novidade, afinal esse produto já é usado em países como Alemanha e Japão. Acontece que o CSEM Brasil, uma instituição de pesquisa mineira, conseguiu dominar seu processo de produção e começará a fabricar a OPV aqui no Brasil ainda em 2015.

O que a julgar pelo seu custo de fabricação muito menor (isso sem contar que gasta 20 vezes menos energia para ficar pronta) pode finalmente colocar a energia solar no dia a dia dos brasileiros.

Fonte: Ecoguia.

Palavras-chave:

tinta

Aqui, empresas e projetos ganham espaço

© 2017 Revista ED. Todos os direitos reservados - Parceria Sistemas.

Ou entre em contato pelo telefone: (54) 3045-6520