Publicada em: 10/12/2015 - 08:00, por Revista ESPAÇODESIGN

A A A

Eficiência energéticas nas escolas municipais

A prefeitura municipal de Passo Fundo, através de sua Secretaria de Educação, vem realizando diversas ações em favor das crianças de mais de 67 escolas da rede municipal.

Estas ações se concentram, principalmente, na valorização da criança e no seu processo de desenvolvimento humano, na conscientização sobre as responsabilidades sociais, práticas solidárias e sustentabilidade.

Programas como Minha Escola de Cara Nova, Escola em Movimento e Eficiência Energética nas Escolas, vem sendo aplicadas de forma simples e eficiente, coordenadas pelo Secretário Municipal de Educação, o sr Edemílson Brandão, que nos contagia com seu entusiasmo e capacidade criativa na resolução de aspectos tão importantes para a sociedade. O sr Edemílson Brandão comenta que “a educação se faz com exemplos, exemplos simples, mas que devem ser transmitidos”.

Este fato aponta para um dos programas já iniciados e em fase de aplicação, que trata sobre a Eficiência Energética nas Escolas. Consiste em intervenções na estrutura física da escola com o objetivo de reaproveitamento e coleta de água da chuva, implantação de sistemas de iluminação mais eficientes, aplicação de painéis para captação de energia solar, reaproveitamento de materiais, dentre outras.

Sobre a captação de água da chuva, como comenta o Secretário de Educação, “não se pode abandonar esta fonte de água, sabendo que é abundante em épocas mais específicas do ano. Estas ações, próximas aos alunos, são muito importantes. A educação tem que dar o exemplo e assim, este conceito é vivenciado e aplicado”.

Sobre os painéis solares, outro exemplo importante que já está sendo executado em uma escola do município, além da captação energética para o uso na edificação de ensino, o que reduz os custos operacionais e diminui o impacto ambiental sobre o consumo de outras fontes de energias mais convencionais, a escola passa a ser um gerador de energia. O período letivo semanal compreende 5 dias da semana, e ainda restam mais 2 dias em que a energia solar estaria sendo armazenada, devolvendo-a para a comunidade.

Outro projeto inteligente é a criação de estufas nas escolas, para o aprendizado do ciclo e da importância da água. A produção gerada, isto é, os alimentos, também são destinados à comunidade local. “São soluções de baixo custo”, comenta o sr Edemilson Brandão, destacando a atenção e a importância das 67 escolas municipais, e complementa, que o objetivo da Prefeitura Municipal é que cada uma delas tenha, no mínimo, uma ação sustentável.

Nas próximas edições da revista ESPAÇODESIGN estaremos trazendo estas ações, de forma pontual, para que possam auxiliar também outras pessoas, outros municípios, em favor do meio ambiente. Até lá.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Aqui, empresas e projetos ganham espaço

© 2017 Revista ED. Todos os direitos reservados - Parceria Sistemas.

Ou entre em contato pelo telefone: (54) 3045-6520