Publicada em: 28/10/2016 - 11:00, por Ana Paula Wickert, Secretária de Planejamento do Município de Passo Fundo, RS.

A A A

Parque Urbanos

Para a cidade o espaço livre tem papel determinante nas relações e encontros das pessoas. neste local onde se desenvolvem atividades coletivas e a socialização. Desta forma, após amplo diagnóstico da situação desses espaços em 2013foram definidoinvestimentos prioritários, objetivando a devolução dos espaços públicos para uso efetivo da comunidade.

A apropriação dos espaços pblicos por parte dos cidadãos é premissa fundamental para o desenvolvimento de uma relação afetiva positiva com a cidade, de cuidado e de segurança, além de proporcionar o direito ao lazer sem custo, acessível e de qualidade, transformando o dia a dia das pessoas, resultando em qualidade de vida em curto e médio prazo, tendo em vista que espaços seguros e ordenados que propiciam o desenvolvimento de atividades esportivas e qualificam a saúde física e mental, comenta a arquiteta Ana Paula Wickert, Secretária de Planejamento do Município de Passo Fundo, RS. Para exemplificar, apresentamos três parques revitalizados, que merecem especial atenção pela intervenções arquitetônicas as quais trazem muitos benefícios sociais. 

Parque da Gare

Ficha Técnica:
Projeto: ldom-ACXT
Execução: Referência Sinalizações
Fiscalização: Seplan - Prefeitura Municipal de Passo Fundo

O Parque da Gare foi totalmente revitalizado a partir de um projeto contratado pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através de um financiamento do Banco lnteramericano de desenvolvimento. O projeto propôs a ampla revitalização do espaço de mais de 50 mil m2, após diagnóstico e audiências públicas.

Além da ampliação de sua área de uso, foram construídos dois equipamentos importantes: a nova Feira do Produtor e o Espaço Cultural Prisma, com uma linguagem arquitetônica contemporânea e totalmente conectada com a paisagem do ambiente. Na parte histórica o prédio tombado da Gare, construído em 1B98 pela empresa Belga Compagnie Auxiliaire des Chemins du Fér au Bresil, foi restaurado, bem como o muro e o largo da estação, ampliando arelaçãodo parque com a área central da cidade, devolvendo à esse importante patrimônio histórico seu valor.

Parque Ambiental Banhado da Vergueiro

Ficha Técnica:
Projeto: Seplan - Prefeitura Municipal de Passo Fundo
Execução: Boa Fé Construções

Este parque tem um caráter diferenciado em relação aos demais espaços, seu enfoque está na preservação de uma área ambiental de bioma de banhado, com sua fauna e flora específicas. Foi criado um ambiente cercado e controlado. O projeto contemplou a intervenção principalmente nas bordasda área de aproximadamente 14.500 m' com a construção de calças e ciclovia externa, anfiteatro para aulas e palestras sobre educação ambiental, passarelas e parque infantil. Nesta edificação foi instalada as nova sede da Secretaria de Meio Ambiente.

Parque Linear Sétimo Céu

Ficha Técnica:
Projeto: Seplan- Prefeitura Municipal de Passo Fundo
Execução: Plim Construções
Fiscalização: Seplan - Prefeitura Municipal de Passo Fundo

O projeto deste parque linear teve como objetivo transformar canteiros centrais Avenida Rui Barbosa, sem qualidades urbanísticas, em um parque, implantado ao longo de aproximadamente 1,5 Km, em aproximadamente 28.000m2. Devido sua característica linear, as intervenções foram setorizadas em principalmente em 3 pontos, um em cada extremidade, e outro mais central, sendo que a conexão entre essas zonas ocorre através de ciclovia, pistadecaminhada epaisagismo.Naextremidadeoeste,onde está o miranteque deu origem ao nome do parque, foi construída uma skateplaza, além de ambientes de contemplação e estar e o inicio da ciclovia. A vegetação utilizada no projeto busca a qualificação ambiental com árvores e gramíneas, além de Moréias, Narcisos e Agapantos para trazer cores e flores ao ambiente.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Aqui, empresas e projetos ganham espaço

© 2018 Revista ED. Todos os direitos reservados - Parceria Sistemas.

Ou entre em contato pelo telefone: (54) 3045-6520