Publicada em: 19/11/2013 - 14:00, por Revista ESPAÇODESIGN

A A A

O grande jardim suspenso de NY

Em Nova Iorque, uma antiga linha de trem se transformou em um maravilhoso parque linear. Localizada em Manhattan, a High Line Park é referência de projeto em transformação e requalificação urbana. 

O projeto de uma linha férrea elevada, a High Line, tinha sido projetada para possuir conexão direta ao interior de edifícios, onde seriam entregues os produtos, tais como: carne, leite e produtos manufaturados, aliviando o trânsito local.

Com o crescimento do transporte rodoviário interestadual houve uma queda no tráfego ferroviário. E no ano de 1980 a última composição percorreu os trilhos do High Line. Em 1999, “Friends of the High Line” é fundada por moradores vizinhos ao High Line como forma de defender a preservação da linha e o reúso como um espaço público. 

Em 2005 a companhia CSX Transportation, Inc. doa a parte sul do High Line para a cidade. Nascia assim, a criação do projeto do parque onde foram contratados o escritório de arquitetura e paisagismo de James Corner Field Operations em conjunto com os arquitetos Diller Scofidio + Renfro, vencedores da competição que buscava idéias para o novo parque. 

Aberto ao público em 2009, o parque tem mais de 2km de extensão ocupando todo o trecho sul da antiga linha ferroviária então restaurada. Ao longo da via a passagem do pedestre se mistura a vegetação e a equipamentos para lazer e entretenimento. Com um mobiliário bem desenhado, o usuário é convidado a relaxar nas espreguiçadeiras para ler um bom livro, curtir as belas vistas sentado nos diversos bancos e ou caminhar ao longo das passarelas existentes. Numa grande área gramada é possível deitar-se e relaxar. O parque foi projetado com a finalidade de unir e se fazer interagir com as pessoas, deixando-as livres para usufruir e se apropriar do espaço, fazendo com que elas se sintam à vontade.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Aqui, empresas e projetos ganham espaço

© 2018 Revista ED. Todos os direitos reservados - Parceria Sistemas.

Ou entre em contato pelo telefone: (54) 3045-6520